top of page

CARa PROFESSORA, 

CARO PROFESSOR

   

 

   Este site é resultado do meu projeto de mestrado "OFICINAS PEDAGÓGICAS PLANTAS TÓXICAS: Cultura, sociedade, ciência e tecnologia" realizado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase em ensino de Biologia, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), sob orientação da Professora Doutora Cláudia de Vilhena Schayer Sabino.

    Alguns dos objetivos do projeto foram criar e testar oficinas pedagógicas para serem trabalhadas nas aulas de botânica do ensino básico, bem como disponibilizar essas oficinas para professores de Biologia por meio de um site gratuituito, para servir de inspiração ou modelo em sua prática docente.

     Por isso, deixo aqui algumas explicações e recomendações sobre as oficinas:   

1. A  “Oficina Plantas Tóxicas – Conhecimentos Populares” é uma boa forma de apresentar o tema e iniciar o contato dos estudantes com as plantas que foram analisadas.

 

2. A “Oficina Plantas Tóxicas – Expressões Culturais” estimula nos estudantes a curiosidade sobre as plantas e as obras populares, a interação e a comunicação entre os colegas, além do desejo de expressar
conhecimentos. Essa oficina pode apresentar um potencial positivo para abordar o tema. 

 

3. A “Oficina Plantas Tóxicas – Ciência e Tecnologia”, que possui duas atividades, uma que elabora entrevistas e outra que cria folders, estimula autonomia com atividades empolgantes, que exigem criatividade e utilização de equipamentos como smartphone para filmar as entrevistas e utilização de diferentes materiais para confeccionar os folders.

4. O "Jogo das Plantas Tóxicas" é uma ótima forma para finalizar as oficinas pois relaciona todos os temas abordados e gera pequenos debates sobre os conhecimhentos obtidos.

5. As oficinas são adequadas para atividades extracurriculares, como, por exemplo, parte de feiras de ciências, seminários, clubes de ciências, workshops, ou como projeto curricular que permita um momento de reflexão sobre as plantas tóxicas. Também funcionam como projeto de extensão universitária.

 

6. A escola é um espaço adequado para realizar as oficinas, mas o espaço não-escolar também pode fornecer um ambiente agradável para trabalhar o tema, principalmente se houver plantas tóxicas no entorno.

 

7. As oficinas são adequadas para turmas regulares e não-regulares do Ensino Médio. 

Desejo uma ótima experiência para vocês!!!

 

 

 

Deise Aparecida de Castro Araújo Carvalho

deiseac2003@gmail.com.br

deiseac2003@ufsj.edu.br

eu.jpg
bottom of page