top of page

ATIVIDADES AVELÓS

CONHECIMENTOS POPULARES

 

A AVELÓS

Avelós é uma planta de hábito arbustivo, denominada cientificamente como Euphorbia tirucalli L., pertencente à família Euphorbiaceae. É quase desprovida de de folhas e possui ramos filiformes, cilindricos, suculentos, de coloração verde e possui pequenas flores. No Brasil, seu látex tem sido usado popularmente para eliminar verrugas, tratar picadas de cobra e tumores. Porém, seu uso excessivo pode ser tóxica e  letal (ERVANARIUM, 2018).

Nesta unidade, temos 3 atividades, sendo que uma delas é feita com a ajuda de um vídeo disponível no youtube, e dois artigos jornalísticos, disponíveis em blogs. No vídeo da Atividade 1, temos uma reportagem sobre os efeitos da planta avelós em tumores. Na atividade 2, temos  um texto contando o efeito milagroso do avelós sobre os cânceres. Na atividade 3, há um artigo jornalístico que relata os estudos científicos que tem sido feitos com a planta, como potencial agente para curar o câncer.

CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS

Plantas tóxicas

Conhecimento popular sobre a planta tóxica avelós

PROBLEMATIZAÇÃO

Responder as questões: "Como a planta avelós interfere culturalmente na vida do homem comum, considerando os conhecimentos populares?"

PROCEDIMENTO DAS ATIVIDADES:

10 min:

I. Distribuir uma cópia colorida da seguinte imagem da planta avelós, sem identificação, para todas as  3 duplas que trabalharão com esta planta. A imagem está disponível no site <http://vida-magia.blogspot.com/2017/02/plantas-que-curam-aveloz-ou-avelos.html>. Após analisarem a imagem as duplas devem responder as questões abaixo:

    a) Alguém conhece essa planta? Qual o nome dela?
    b) Quantos integrantes da dupla a conhecem ou já a viram? 
    c) Alguém tem essa planta em casa? É necessário ter algum cuidado especial com essa planta? Qual(is)? 
    d) Sabe se essa planta tem alguma propriedade mágica ou medicinal? Qual(is)? Quais os efeitos na saúde de seres humanos e animais? 
    e) Sabe contar alguma história que envolve essa planta? Você presenciou ou ouviu alguém contar? Registre a história.

 

15 min:

II. Disponibilizar os materiais abaixo para as duplas e solicita-las que leiam e analisem os materiais recebidos, realizando um debate e registrando as respostas das seguintes perguntas: 
    

    a) De que se trata o texto?

    b) As informações presentes no material coincidem com os conhecimentos da dupla registrados na etapa anterior? Quais? Se não, alguém se lembrou de algo a respeito desta planta, após analisar o material? Relate a lembrança.
    c) Vocês acreditam no relato do material? A dupla possui alguma evidência que prova a resposta? Qual e por quê?
    d) Na opinião da dupla, as informações presentes no material analisado é sustentado pela ciência? Por quê?
    e) A ciência pode fazer uso dessas informações? Como? Dê exemplos com outras plantas, explicando como a ciência fez uso dos conhecimentos populares sobre as plantas.
    f) Quais partes da planta possuem ou liberam a toxina?         

    g) Segundo a opinião da dupla, em quais fatores a cultura popular se baseou para formar os conhecimentos populares vistos para esta planta? (observação, experiência pessoal, proteção espiritual, etc.)   

    h) Como a dupla entende o uso dessa planta na cura do câncer? Acredita ser positivo ou negativo? Explique.

AVELOZ1.jpg

FONTE: <https://www.youtube.com/watch?v=7Kr4NGhHDaYs>. Acesso em: 29 abr. 2019.

Material a ser analisado pela dupla AVELÓS 1

Vídeo "Pesquisa piauiense da planta avelós pode ajudar a combater o câncer"

Material a ser analisado pela dupla AVELÓS 2

Texto 1: Plantas que curam - aveloz ou avelós

"VIDA & MAGIA

ALMANAQUE DE CURIOSIDADES E ENTRETENIMENTO REALÇANDO A MAGIA QUE MOVE NOSSA VIDA.

quarta-feira, fevereiro 22, 2017

PLANTAS QUE CURAM - AVELOZ ou AVELÓS

Benefícios e propriedades da planta avelós

    O avelós (Euphorbia tirucalli L.) é uma planta de origem africana encontrada no Norte e Nordeste do Brasil. Essa planta produz uma seiva semelhante ao látex e possui propriedades anticarcinogênicas, antiasmáticas, antiespasmódicas, antibióticas, antibacterianas, antiviróticas, fungicidas e expectorantes, além de ser purgativo e anti-sifilítico.

    ​A planta é um tradicional ingrediente de chás medicinais e garrafadas (tipo de bebida feito a partir de ervas popularmente conhecidas como medicinais) e atribui-se a ela algumas características antitumorais, entretanto ainda não há comprovações científicas. O avelós despertou a curiosidade de um empresário nordestino, após a melhora de um familiar com câncer que realizou um tratamento com a planta, então, o empresário decidiu investir em pesquisas e, na fase pré-clínica (testes em células em cultura e em animais), foram demonstrados resultados positivos em diversos tipos de tumores sólidos.

    O avelós está sendo pesquisado no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa e pode tornar-se o princípio ativo do primeiro medicamento nacional para o tratamento de câncer. Sabe-se que a planta age inibindo enzimas relacionadas à multiplicação dos tumores, além de seu potencial como anti-inflamatório e analgésico.

A parte utilizada da planta é o látex, que deve ser dissolvido em água. O látex puro é perigoso, irrita a pele e os olhos, e pode provocar hemorragia. Por esse motivo, é recomendado manter o avelós longe de crianças e animais."

(Texto retirado do blog Vida & magia: almanaque de curiosidade e entretenimento realçando a magia que move nossa vida. Disponível em: <http://vida-magia.blogspot.com/2017/02/plantas-que-curam-aveloz-ou-avelos.html>. Acesso em: 29 abr. 2019.)

Material a ser analisado pela dupla AVELÓS 3

Texto 2: A planta avelós e o tratamento de câncer

"Anjos e Guerreiros

segunda-feira, 30 de março de 2009

A planta avelós e o tratamento do câncer

Hospital Israelita Albert Einstein pesquisa planta amazônica para criar novo medicamento contra o câncer
 

    O Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP) vem realizando pesquisas em seres humanos para a criação de um medicamento contra o câncer, produzido a partir de uma erva da Amazônia chamada Avelós.

    Trata-se de um estudo inédito no Brasil com pesquisas de erva da flora amazônica cujo objetivo é criar uma nova opção para o tratamento do câncer. O estudo entrará na fase 2, ou seja, somente os pacientes que já estão participando das pesquisas continuarão a ser avaliados até a conclusão do trabalho. Este estudo é realizado em pessoas pela primeira vez no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), instituição com um dos mais avançados centros oncológicos da América Latina.
    A planta Avelós (
Euphorbia tirucalli), típica das regiões norte e nordeste do País, produz uma seiva semelhante ao látex e já foi estudada por meio da análise de sua ação em células em cultura e em animais.
    A erva é utilizada na cultura popular há décadas como planta medicinal, mas sem comprovação científica como benéfica ao tratamento do câncer em humanos. Isso levou à realização de estudos laboratoriais que, de fato, comprovaram uma atividade anti-tumoral de substâncias presentes na Avelós.
    “Caso os resultados iniciais sejam positivos, estudos mais aprofundados da ação da Avelós em tumores poderão revelar uma nova geração de medicamentos para o câncer”, explica dr. Auro Del Giglio, Gerente do Programa Integrado de Oncologia do Einstein e um dos coordenadores do estudo.
    O novo medicamento poderá ser disponibilizado ao mercado depois de avaliada sua eficiência e grau de toxidade, o que será feito após novos estudos que comprovem sua eficácia e sua aprovação pelas instituições responsáveis.
    A pesquisa é realizada por meio da parceria entre o IIEP e a PHC Pharma Consulting – empresa de consultoria e assessoria científica, especializada no segmento industrial farmacêutico.
    O Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein é um dos diferenciais que conferem ao Hospital Israelita Albert Einstein a posição de liderança no setor da saúde, atuando em parceria com importantes instituições de pesquisa científica no país e no exterior, agências nacionais e internacionais de fomento e órgãos governamentais.

Alerta

 

    O Hospital Israelita Albert Einstein informa que a primeira fase do estudo que investiga a efetividade da planta avelós como uma nova opção de tratamento do câncer está encerrada.
    Neste momento não é possível incluir nenhum paciente no estudo, visto que o mesmo foi encerrado.
    Caso um novo estudo seja iniciado, o Hospital Israelita Albert Einstein comunicará à população, informando quais são os critérios para que os pacientes possam se candidatar."

(Texto retirado do blog Anjos e Guerreiros. Disponível em: <http://anjoseguerreiros.blogspot.com/2009/03/novas-noticias-sobre-o-avelos-e-o.html>. Acesso em: 29 abr. 2019.)

30 min:

III.  Bate-papo final.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação se dá pelo registro do envolvimento dos alunos, bem como pela comparação dos conhecimentos  prévios dos alunos, que foram apresentados na primeira etapa da atividade, com a apresentação oral e a lista de respostas entregues.

 

REFERÊNCIAS

AVELÓS. Ervanarium, 2018. Disponível em: <https://ervanarium.com.br/planta/aveloz/>. Acesso em: 29 abr. 2019.

MATERIAL UTILIZADO NAS ATIVIDADES

 

A PLANTA avelós e o tratamento de câncer. ANJOS E GUERREIROS, 30 mar. 2009. Disponível em: <http://anjoseguerreiros.blogspot.com/2009/03/novas-noticias-sobre-o-avelos-e-o.html>. Acesso em: 29 abr. 2019.

MOITAS, José C.; MOITAS, Ivone B. Plantas que curam – Aveloz ou Avelós. VIDA E MAGIA, 22 fev. 2017. Disponível em: <http://vida-magia.blogspot.com/2017/02/plantas-que-curam-aveloz-ou-avelos.html>. Acesso em: 29 abr. 2019. 

PESQUISA piauiense da planta Aveloz pode ajudar a combater o câncer. TV Cidade Verde, 5 jan. 2018. 1 vídeo (1:12 min). Publicado por TV Cidade Verde. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7Kr4NGhHDaY>. Acesso em: 29 abr. 2019.

bottom of page